sexta-feira, 3 de março de 2017

Inpe prevê chuva forte com raios e vendaval em Ipu e mais 124 cidades do Estado.

Previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que esta sexta-feira, 3, deve ser de forte chuva, com incidência de vendavais e raios, em 125 municípios cearenses, incluindo Fortaleza. Por isso, a Defesa Civil emitiu alerta preventivo, com orientações em caso de deslizamentos e inundações. A intensidade e localização da chuva podem ser medidas com algumas horas de antecedência, com a utilização de radares meteorológicos, informa a Defesa Civil.
Segundo o Inpe, as regiões mais atingidas ficam no Litoral, na Grande Fortaleza, Região Norte e os sertões Central, dos Crateús e Inhamuns. Devem escapar da forte chuva municípios do extremo Litoral Leste, como Beberibe e Aracati; do Vale do Jaguaribe, a exemplo de Russas, Limoeiro do Norte, Jaguaribe e Pereiro; além de cidades como Iguatu, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Campo Sales  e Icó. Confira a íntegra dos municípios atingidos ao final da matéria.
A Defesa Civil orienta que em risco ou ocorrência de inundação, enxurrada ou alagamento a chave geral de energia e o registro de água sejam fechados. Além disso, que se evite atravessar as concentrações de água. "Caso precise passar com o veículo automotor por uma área alagada, mantenha distância do veículo à frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água. Se o carro enguiçar, abandone o veículo", orienta a Defesa Civil.
Em caso de alagamentos em residências, a recomendação é para que a lama e o lixo acumulados sejam raspados e retirados e que o ambiente seja lavado e desinfetado —  pode-se usar 1 litro de água sanitária para cada 5 litros de água, diz a Defesa Civil. São medidas necessárias para evitar o risco de alastramento de doenças.
Já em caso de risco de deslizamentos, a construção de calhas e canaletas para escoamento da água é a medida mais adequada. A colocação de lonas plásticas nas barreiras para dificultar a infiltração da água no solo também é recomendável. Lista com as recomendações da Defesa Civil na íntegra pode ser lida aqui.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o dia em Fortaleza deve ser de nebulosidade variável e chuvas, pela madrugada e início da manhã; e de céu parcialmente nublado no restante da sexta-feira.
ServiçoEm caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou 190. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil pode ser acionada nos números 199 e (85) 9.8899.1128.
*** Informações com O Povo - Veja a relação completa - Click Aqui
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores