quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Diarreia aguda já atinge quase 44 mil cearenses em 2017.

A Doença Diarreica Aguda (DDA), popularmente chamada de diarreia, já vitimou 43.848 pessoas em diversas regiões do Ceará, apenas neste ano. Em Fortaleza, 700 casos da infecção foram confirmados, número baixo em relação a Maracanaú, com 3.539 confirmações, e Caucaia, com 2.068 infectados. Os dados são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), monitorados até a sétima semana epidemiológica.
A região com maior incidência da diarreia aguda é a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), em Caucaia: segundo o boletim, 5.959 pessoas foram atingidas pela DDA nos municípios de Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Tejuçuoca. Crato (2.385) e Sobral (1.639) também aparecem no topo das regiões afetadas.
O avanço da diarreia aguda no Estado é visível e cresce a cada relatório semanal divulgado pela Sesa. Na semana passada, o número de casos totalizava 32.361, chegando, em pouco tempo, aos quase 44 mil atuais.
Sintomas A DDA é caracterizada pelo amolecimento das fezes, que se tornam aquosas, e aumento do número de evacuações, quadro que pode durar até 14 dias. Em algumas ocorrências, alerta a Sesa, há presença de muco e sangue, evoluindo para desinteria. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou parasitas contraídos por meio de água ou alimentos contaminados.
PrevençãoPara evitar a doença, é preciso estar atento à qualidade da água e dos alimentos ingeridos e dar destino adequado a lixo e dejetos. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a constante higienização das mãos e de objetos levados à boca. No Ceará, a Sesa monitora os casos de DDA para controlar as causas e intensificar ações de prevenção da doença.
O tratamento da diarreia aguda consiste no combate à desidratação e desnutrição, além do uso adequado de medicamentos.
*** Informações com Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SEBRAE - CEARÁ

Meus seguidores