quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Seminário Municipal de Encerramento de Formação do PNAIC 2016 marcou as atividades da educação nesta quarta (09), em Ipu

Mais um ano de formação do PNAIC concluído com sucesso com o Seminário Municipal de Encerramento que, neste ano, abordou o tema “Os desafios da Educação Inclusiva no Ciclo de Alfabetização”, tendo como palestrante a Psicopedagoga Dulcinea Soares Bandeira Timbó. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (09-11-2016) no Auditório da Escola Profissionalizante, contou com a participação dos 100 professores alfabetizadores e dos 26 Coordenadores inseridos no pacto, além da presença da Secretária de Educação Terezinha Rufino Moreira Mororó e da Equipe técnica da SME que compõe o PNAIC/PAIC no município. Este é o quarto ano de atuação do PNAIC no município, portanto, o quarto Seminário, haja vista que, todos os anos, as atividades são concluídas com o Seminário.
Desde o primeiro ano de vigência do pacto, o Prefeito Sérgio Rufino vem aderindo ao mesmo, ano após ano, por considerá-lo de suma importância para o processo educacional, que vem avançando significativamente, nestes quatro anos.
Breve histórico do PNAIC      
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 1 responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Considerando que, segundo o Censo Escolar, 98% das crianças brasileiras de 6 anos são matriculadas no 1º ano do ensino fundamental, alfabetizá-las bem significa oferecer-lhes uma base sólida para um percurso escolar de sucesso e dar um importante passo para a qualidade, a inclusão e a equidade da educação.
Para o alcance desses objetivos, o Pacto estabeleceu como eixo principal a formação continuada de docentes com o apoio de material específico. Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos para uso com as crianças, avaliação e controle social, e mobilização.
Para o MEC, a formação continuada de professores como política nacional é componente essencial da profissionalização e da valorização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola e pautar-se no respeito à experiência adquirida e no direito dos profissionais do magistério de buscarem atualização e aperfeiçoamento ao longo da vida.
Secretaria de Educação de Ipu
Secretária Terezinha Rufino
Equipe técnica da SME que compõe o PNAIC/PAIC
*** Informações com o site do Governo Municipal de Ipu.
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SEBRAE - CEARÁ

Meus seguidores