terça-feira, 22 de novembro de 2016

Misteriosos sinais vindos do espaço impressionam cientistas

Os misteriosos sinais de rádio vindos do espaço conhecidos como “explosões rápidas de rádio” são ainda mais impressionantes do que imaginávamos – liberando enormes quantidades de energia na forma de raios gama.
Esta descoberta indica que as “explosões rápidas de rádio” podem rivalizar com as supernovas no que diz respeito ao total de energia liberada.
Radiotelescópios têm detectado estas explosões desde 2001. São vibrações de alta energia incrivelmente curtas, durando apenas alguns milissegundos e liberando a mesma quantidade de energia emitida pelo sol em um dia.
Os cientistas já estavam perplexos com os sinais, e alguns sugeriram que eles poderiam ser obra de inteligência extraterrestre.
Agora, os pesquisadores descobriram um “estrondo” de raios gama, acompanhado do “assobio” da energia de rádio.
O assobio pode ser detectado por radiotelescópios posicionados na Terra, enquanto os raios gama são captados por satélites de alta energia, como o Missão Swift, da NASA.
A descoberta pode indicar que os sinais vêm de duas estrelas de nêutrons, colidindo para formar um buraco negro.
Kohta Murase, professor e teórico da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, disse: “A longa escala de tempo da emissão dos raios gama, embora inesperada em ambos os modelos, deve ser possível em um evento de fusão se a observarmos pela lateral, em um cenário fora do eixo.”
“Esta descoberta revoluciona nossa imagem das explosões rápidas de rádio, já que aparentemente algumas delas se manifestam tanto através do assobio quanto do estrondo,” diz o coautor do estudo Derek Fox, professor de astronomia e astrofísica da Universidade Estadual da Pensilvânia.
“As estimativas de frequência e distância das explosões sugerem que, independentemente do que forem, são um fenômeno relativamente comum, ocorrendo em algum lugar do universo mais de 2 mil vezes por dia.”
***** Informações com: Site Barra
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918. Nosso site e nossa empresa não tem conotação política partidária com nenhum Grupo Político.

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SEBRAE - CEARÁ

Meus seguidores