sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Governo do Ceará estuda construir usina de dessalinização em Fortaleza

O Governo do Ceará pretende construir na área do Mucuripe, em Fortaleza, uma usina de dessalinização da água do mar. Esta informação foi transmitida ao blog pelo secretário de Recursos Hídricos, Francisco José Teixeira, ex-ministro da Integração Nacional, que acrescentou estarem os técnicos de sua pasta debruçados na elaboração de um plano que, definitivamente, assegura à capital do Estado e à sua Região Metropolitana oferta permanente de água potável.
A usina dessalinizadora teria porte pequeno, com capacidade para produzir apenas 1 m³ de água,volume que seria injetado diretamente, como reforço, na rede de distribuição da Cagece .
O secretário Francisco Teixeira também informou que o plano estratégico que está em elaboração começará a ser executado no médio prazo. Assim, a construção da usina de dessalinização da água do mar, no Mucuripe, começaria no segundo semestre do próximo ano, ou antes disso, dependendo de como se dará sua viabilidade financeira.
A usina servirá de teste para um projeto maior no futuro, se ficar provado que investir na dessalização da água marinha terá retorno financeiro capaz de atrair empresas particulares para uma Parceria Público Privada (PPP).
Para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a Secretaria de Recursos Hídricos, por instrução do governador Camilo Santana, acelera o projeto de reutilizar e transferir para o CIPP a água que hoje a Estação de Tratamento de Esgoto da Cagece, na Avenida Beira Mar, joga no oceano por meio do emissário submarino.
Essa água será transferida, por uma adutora de modelo ainda não definido (poderá ser enterrada ou não, dependendo da urgência da situação), para as indústrias do Complexo do Pecém. É uma água para reúso pelas unidades industriais do CIPP, não sendo, pois, potável.
*** Informações com Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SEBRAE - CEARÁ

Meus seguidores