sexta-feira, 11 de novembro de 2016

"Articulação política": Integração libera verba das adutoras para o Ceará.

Depois de três meses de espera, o governo federal liberou R$ 36,7 milhões para a instalação de oito Adutoras de Montagem Rápida (AMRs) no Interior do Estado do Ceará. O presidente da República, Michel Temer, e o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, assinaram, ontem, ordem de serviço em solenidade realizada com a participação de 72 prefeitos cearenses em Brasília.
As adutoras fazem parte do esforço da União para minimizar os impactos da seca. "É determinação do governo federal priorizar os recursos para obras de combate aos efeitos da estiagem prolongada no Ceará, com oferta de água de qualidade, reduzindo sofrimento da população", frisou o ministro Hélder Barbalho.
Segundo o Ministério da Integração Nacional (MI), o prazo de execução das adutoras, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), varia de 90 a 180 dias. Serão beneficiados os municípios de Pereiro, São Luis do Curu, Tamboril, Iracema, Apuiarés, Morada Nova, Chorozinho e Jaguaribara.
Os tubos e conexões de aço das adutoras já estão disponíveis nos municípios. A seleção das empresas foi anunciada na semana passada. Em março deste ano, o governo do Estado definiu a instalação de 11 AMRs, mas cinco meses depois, em agosto, o governo federal decidiu transferir os recursos de obras de combate aos efeitos da seca para o Dnocs.
TransferênciaEm decorrência da decisão do governo federal, houve crítica, na época, por parte do governo estadual, que discordou da transferência dos recursos para o Dnocs. Antes, os recursos eram liberados para o governo do Estado que contratava empresas para a instalação das adutoras.
Nestes últimos dois dias em Brasília, houve novos choques de opiniões após reuniões entre o governador Camilo Santana, os senadores Eunício Oliveira e Tasso Jereissati com o presidente Michel Temer, o ministro Barbalho e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Lideranças políticas esforçaram-se em afirmar que trabalham por liberação de recursos para o combate aos efeitos da seca.
*** Informações com maiores detalhes no Diário do Nordeste
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SEBRAE - CEARÁ

Meus seguidores