sexta-feira, 14 de outubro de 2016

No Ceará, alunos protestam nesta sexta (14) contra corte de ônibus gratuito até universidade.

Universitários fizeram um protesto nesta sexta-feira (14) em frente a prefeitura de Beberibe, no Litoral Leste do Ceará. Segundo os estudantes, o transporte de graça foi reduzido e, em algumas localidades, o serviço foi cortado. Sem o transporte, cerca de 264 universitários cadastrados estão prejudicados. Na tarde desta quinta-feira (13), os estudantes foram até a Câmara Municipal acompanhar as discussões sobre o assunto, mas a sessão foi encerrada e houve protestos.
O universitário de biomedicina, Júnior Lima, 28 anos, que estuda em Fortaleza, o corte aconteceu há mais de 20 dias. E que está sendo prejudicado pela falta do transporte. “Está sendo muito difícil não só para mim, mas para muitos estudantes da cidade. Sem o transporte, muito estão faltando aulas, perdendo provas e prejudicando o semestre acadêmico. Há alunos que não sabem o que fazer”, conta.
Ainda segundo Júnior, a prefeitura alegou para uma comissão de estudantes que o corte dos ônibus faz parte de uma economia que o município teve que fazer. Diminuir custos. “Em uma reunião com representantes da prefeitura, falaram para gente que o corte foi obrigatório para os gastos do transporte serem transferidos para outras pastas mais urgentes. Será que a educação não é importante?”, indagou. 
Dinheiro do próprio bolsoJúnior relata que sem o transporte gratuito é obrigado a gastar mais de R$ 100,00 por semana. “Não sei como estou tirando dinheiro para ir para Fortaleza e estudar. Só com transporte é R$ 100,00 que gasto fora alimentação e outros gastos que são comuns para estudantes. O que a prefeitura faz com a gente não tem como definir. É inadmissível”, desabafa.
Outro estudante que cursa ciências da computação em Fortaleza e prefere não se identificar diz que a prefeitura foi retirando os ônibus aos poucos. Depois de forma completa. "Percebemos a diminuição dos veículos e a secretaria da educação disse que era problemas mecâncicos. Em seguida afirmaram que era realmente  um corte", afirmou.
Reunião com estudantes
Em nota, a Secretaria de Educação de Beberibe disse que o transporte gratuito de estudantes universitários para Aracati, Cascavel e Fortaleza continuarão até o fim do mês de outubro de 2016. Informou também que já está agendada reunião entre a secretaria e a comissão de estudantes para o dia 24 do corrente mês.
A secretaria reforçou ainda que desde 2013 os transportes eram gratuitos, chegando a mais de  20, sempre custeados pelo município, mas por causa da situação econômica, as rotas internas (aquelas que iam buscar os alunos em suas comunidades) foram suspensas e mantidas as que conduziam os alunos para as faculdades.
*** Informações com G1-CE
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SEBRAE - CEARÁ

Meus seguidores