sexta-feira, 14 de outubro de 2016

No Ceará, alunos protestam nesta sexta (14) contra corte de ônibus gratuito até universidade.

Universitários fizeram um protesto nesta sexta-feira (14) em frente a prefeitura de Beberibe, no Litoral Leste do Ceará. Segundo os estudantes, o transporte de graça foi reduzido e, em algumas localidades, o serviço foi cortado. Sem o transporte, cerca de 264 universitários cadastrados estão prejudicados. Na tarde desta quinta-feira (13), os estudantes foram até a Câmara Municipal acompanhar as discussões sobre o assunto, mas a sessão foi encerrada e houve protestos.
O universitário de biomedicina, Júnior Lima, 28 anos, que estuda em Fortaleza, o corte aconteceu há mais de 20 dias. E que está sendo prejudicado pela falta do transporte. “Está sendo muito difícil não só para mim, mas para muitos estudantes da cidade. Sem o transporte, muito estão faltando aulas, perdendo provas e prejudicando o semestre acadêmico. Há alunos que não sabem o que fazer”, conta.
Ainda segundo Júnior, a prefeitura alegou para uma comissão de estudantes que o corte dos ônibus faz parte de uma economia que o município teve que fazer. Diminuir custos. “Em uma reunião com representantes da prefeitura, falaram para gente que o corte foi obrigatório para os gastos do transporte serem transferidos para outras pastas mais urgentes. Será que a educação não é importante?”, indagou. 
Dinheiro do próprio bolsoJúnior relata que sem o transporte gratuito é obrigado a gastar mais de R$ 100,00 por semana. “Não sei como estou tirando dinheiro para ir para Fortaleza e estudar. Só com transporte é R$ 100,00 que gasto fora alimentação e outros gastos que são comuns para estudantes. O que a prefeitura faz com a gente não tem como definir. É inadmissível”, desabafa.
Outro estudante que cursa ciências da computação em Fortaleza e prefere não se identificar diz que a prefeitura foi retirando os ônibus aos poucos. Depois de forma completa. "Percebemos a diminuição dos veículos e a secretaria da educação disse que era problemas mecâncicos. Em seguida afirmaram que era realmente  um corte", afirmou.
Reunião com estudantes
Em nota, a Secretaria de Educação de Beberibe disse que o transporte gratuito de estudantes universitários para Aracati, Cascavel e Fortaleza continuarão até o fim do mês de outubro de 2016. Informou também que já está agendada reunião entre a secretaria e a comissão de estudantes para o dia 24 do corrente mês.
A secretaria reforçou ainda que desde 2013 os transportes eram gratuitos, chegando a mais de  20, sempre custeados pelo município, mas por causa da situação econômica, as rotas internas (aquelas que iam buscar os alunos em suas comunidades) foram suspensas e mantidas as que conduziam os alunos para as faculdades.
*** Informações com G1-CE
Acompanhe as notícias diariamente do Portal de Notícias Aconteceu Ipu pela rede social: #AconteceuIpu (Facebook da nossa redação). Entre em contato pelo whatsapp: (88) 9.9916-7711. Contrate também nosso Departamento de Marketing para cobertura de eventos pelo telefone: (88) 9.9600-1918

0 comentários:

SITES OFICIAIS E REFERÊNCIA

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

SITES E PORTAIS DE NOTÍCIAS

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

RÁDIOS PARCEIRAS DO AI

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

Meus seguidores